Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    IGARAPÉ MIRANDINHA: MPRR pede análise de água

    Medida visa avaliar o dano ambiental causado em decorrência de despejo de esgoto in natura por parte da CAER.

    O Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) encaminhou hoje, 31, oficio à Universidade Federal de Roraima (UFRR) requisitando que o Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais (Pronat) realize coleta, análise e emissão de laudo técnico e/ou parecer técnico que contenha as características físicas e bacteriológicas da qualidade da água no curso d'água do Igarapé Mirandinha.

    No ofício, assinado pelo promotor de justiça Luiz Carlos Leitão, o MPRR requer que a coleta seja realizada próximo ao ponto de despejo do esgotamento, bem como na foz do referido igarapé e, ainda, no ponto de captação de água da Companhia de Água e Esgotos de Roraima (CAER).

    A coleta também poderá ser realizada em outros pontos, conforme entendimento técnico-científico que o Pronad julgar necessário, para que possamos confirmar o grau de contaminação ocasionado. Esse levantamento é extremamente importante para que se avaliar qual o impacto ambiental, para posterior adoção de medidas, destaca o promotor.

    Ainda segundo a requisição do MPRR, os técnicos do Pronat também poderão contar com o auxilio dos profissionais da Fundação Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Femarh) que realizaram a visita inicial no Igarapé Mirandinha.

    O Caso:

    O MPRR tomou conhecimento do caso após notícia veiculada no jornal Folha de Boa Vista relatando que a Companhia de Água e Esgotos de Roraima (CAER) estaria realizando despejo de esgoto in natura no curso d' água do Igarapé Mirandinha, em Boa Vista. Após ciência, a Promotoria de Justiça do Meio Ambiente iniciou uma investigação ex ofício e solicitou da Femarh que realizasse fiscalização no local com vistas a diagnosticar a denúncia. O MPRR aguarda envio do relatório conclusivo da inspeção.

    Assessoria de Comunicação Social

    Ministério Públicodo Estado de Roraima

    www.mp.rr.gov.br email: ascom@mp.rr.gov.br

    Contato:(95) / 2971 - Cel:

    Siga o MPRR no twitter: @MP_RR

    • Publicações939
    • Seguidores6
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações133
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/igarape-mirandinha-mprr-pede-analise-de-agua/3005576

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)