Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    DO CABURAÍ AO CHUÍ

    Um erro que durou séculos ainda se repete em propaganda publicitária da empresa Tim Celular, que troca o Caburaí pelo Oiapoque. A denúncia foi apresentada ao Ministério Público Estadual por um cidadão comum que se sentiu ofendido ao assistir a um comercial da TIM Celular, veiculado na mídia nacional, em que a operadora faz referência aos dois pontos extremos do Brasil, como sendo do Oiapoque ao Chuí e não Caburaí ao Chuí.

    Após tomar conhecimento dos fatos, o promotor Ademir Teles Meneses, titular da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor e Cidadania instaurou Procedimento Investigatório Preliminar (PIP) para apurar o erro cometido na propaganda da TIM. “É de conhecimento público que houve alteração em relação ao ponto mais extremo do Brasil, hoje ele se localiza no Monte Caburaí, que está situado aqui no estado de Roraima, então esse cidadão se sentiu ofendido, primeiro pela informação geográfica equivocada passada para todo o Brasil e segundo, como cidadão roriamense, pelo descaso da operadora com essa desinformação, valorizando um ponto de outro estado da nação e desprezando o verdadeiro ponto extremo que está no estado de Roraima, o Caburaí”, explicou o promotor.

    Ainda conforme Ademir Teles, a divulgação errada por parte da TIM Celular “é um ofensa à cidadania e a todos os cidadãos brasileiros porque traz uma informação errada sobre o extremo norte, além de ser um ofensa direta ao cidadão do estado de Roraima que tem o direito de ver lançado a nível de Brasil a informação correta, de que o ponto extremo ao norte brasileiro se encontra localizado no Monte Caburaí, em Roraima”, esclarece.

    O Monte Caburaí fica localizado no município de Uiramutã, no extremo norte do estado de Roraima, possui 1.465m de altitude , e encontra-se dentro do Parque Nacional do Monte Roraima. Dividido ao meio pelo estado de Roraima e a República Cooperativista da Guiana.

    No ano de 1931, uma expedição demarcadora de fronteiras criada liderada pelo Marechal Cândido Rondon foi até o Monte Caburaí e chegou a afirmar que o local se tratava do extremo norte do Brasil. Mesmo assim, ficou por muito tempo esquecido e o Oiapoque, no Estado do Amapá, ficou sendo considerado o ponto onde começaria o Brasil. A correção começou a ser feita só em 1996, com a criação do município do Uiramutã. Em 1998, depois de uma expedição conjunta das Forças Armadas, Ibama, Funai, Embrapa, UFRR, entre outros órgãos federais e estaduais, foi confirmado que o Caburaí fica no extremo norte, a exatos 84 km a mais do que o Oiapoque, porém esse erro só foi reconhecido na geografia brasileira em 2002, quando o Ministério da Educação começou a fazer as correções nos livros didáticos.

    Informações à Imprensa:

    Assessoria de Comunicação - MPE/RR

    Cotato: (95)

    e-mail: ascom@mp.rr.gov.br

    • Publicações939
    • Seguidores6
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações3122
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/do-caburai-ao-chui/1744843

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)