Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    CRIME ORGANIZADO

    Comissão de Constituição e Justiça do Senado realiza audiência pública para debater PLS 150 /06, que institui normas para reprimir o crime organizado. Presidente da CONAMP, Procurador-Geral da República e presidente do STF participam do debate.

    O presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público - CONAMP, José Carlos Cosenzo, participa hoje (03), às 10h, de audiência pública na Comissão de Constituição e Justiça - CCJ do Senado, para debater o Projeto de Lei do Senado - PLS n.º 150 de 2006, que institui normas para reprimir o crime organizado. A proposta já esteve em votação no Plenário, mas retornou à CCJ devido a emendas dos senadores. Também vão discutir a matéria nesta quarta-feira o presidente do Supremo Tribunal Federal - STF, ministro Gilmar Mendes, e o Procurador-Geral da República, Antonio Fernando de Souza, entre outros.

    De autoria da senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), o PLS considera organização criminosa a associação de três ou mais pessoas estruturalmente ordenada, caracterizada pela divisão de tarefas, ainda que informalmente, com a finalidade de obter vantagem criminosa de qualquer natureza. De acordo com a proposta, o simples fato de integrar uma organização dessas poderá levar uma pessoa a ser condenada de cinco a dez anos de cadeia, independente das penas correspondentes aos demais crimes.

    O projeto busca alcançar inclusive pessoas que promovem fraudes em licitações ou o financiamento de campanhas políticas destinadas à eleição de candidatos com o objetivo de facilitar ações de grupos criminosos. Além de definir o que é crime organizado, o PLS determina instrumentos legais para combatê-lo, incluindo normas de investigação, meios de obtenção de prova e procedimento criminal a ser aplicado. O relator da matéria é o senador Aloizio Mercadante (PT-SP).

    Com informações da Agência Senado

    Fonte: CONAMP Assessoria de Comunicação imprensa@conamp.org.br 61. 8135-0944 / 61. 3314-1354

    • Publicações939
    • Seguidores6
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações6
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/crime-organizado/1172975

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)