Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Desembargador defende poder de investigação do Ministério Público

    Na solenidade de posse da desembargadora Tânia Vasconcelos à presidência do Tribunal de Justiça, o desembargador Lupercino Nogueira enalteceu o papel do Ministério Público e defendeu o poder investigativo da Instituição, mostrando claro apoio contra a PEC 37. A solenidade contou com a participação de autoridades locais, nacionais e do procurador-geral do de justiça, Fábio Bastos Stica.

    Conforme Lupercino Nogueira, é importante não misturar investigação com inquérito, pois até a instrução criminal, que é presidida pelo juiz, tem conteúdo investigativo, para que a sentença seja justa, condenando ou absolvendo. A polícia é dona do inquérito, mas não da investigação. A investigação não acaba no inquérito.

    Ainda segundo o desembargador, o que Ministério Público está fazendo é complementar a investigação policial para dar maior consistência ao seu trabalho. O crime está organizado e sofisticado, não é hora de dividir, mas somar, cooperar e articular esforços a favor da Justiça e contra a impunidade. Não cabe a exclusividade e, dependendo da natureza do delito, outros órgãos, além do Ministério Público, podem ajudar.

    Entenda a PEC 37

    A Proposta de Emenda à Constituição nº 37, apresentada em 08 de junho de 2011, na Câmara dos Deputados, pelo deputado Lourival Mendes (PT do B- MA), foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e aguarda decisão do presidente da Casa pra iniciar a votação no plenário. Para entrar em vigor, a proposta precisa ser aprovada pelo plenário da Câmara e, depois, pela CCJ e pelo plenário do Senado.

    A PEC 37 visa restringir apenas às Polícias Civil e Federal o poder de fazer investigações criminais, inviabilizando a atuação investigativa do Ministério Público e outras instituições de controle, o que gera o enfraquecimento do combate à criminalidade organizada e à corrupção.

    Assessoria de Comunicação Social

    Ministério Público do Estado de Roraima

    Contato: (95) 3621.2900

    www.mp.rr.gov.br - email: ascom@mp.rr.gov.br

    Siga o MPRR no twitter: @MP_RR

    • Publicações939
    • Seguidores6
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações13
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/desembargador-defende-poder-de-investigacao-do-ministerio-publico/100350673

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)