Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    CAXANGÁ :CAER tem 180 dias para adquirir novos motores para Estação Elevatória

    O Ministério Público de Roraima (MPRR), por intermédio da Promotoria de Defesa do Meio Ambiente, se reuniu, na manhã desta segunda-feira (5), com a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (CAER) para aditar o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado em 2009 com a referida empresa, dando prazo de 180 dias para a compra de dois conjuntos de motor bomba para serem instalados na Estação Elevatória do Caxangá.

    De acordo com o promotor de Justiça do Meio Ambiente, da 3ª Promotoria Cível, o Termo firmado em 2009 que dava prazo de 90 dias, visa coibir o lançamento de resíduos líquidos provenientes de esgoto, sem prévio tratamento, no igarapé Caxangá, o que vem causando transtornos aos moradores dos bairros vizinhos. Agora, esse Termo de Aditamento não se resume só a questão de prazo, mas a mudança de aparelhagem técnica para melhoria da prestação do serviço, no que diz respeito a capitação do esgoto e transmissão para a lagoa de estabilização da CAER.

    Segundo o promotor antes de dar um prazo maior à Companhia, a Promotoria baseou-se em informações técnicas da Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (FEMARH), à época Fundação Estadual de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (FEMACT) e a pedido da própria CAER. Nós promovemos essa reunião na perspectiva de fazer um aditamento no Termo para cumprimento dessa novas medidas já que é necessário esse novo prazo. A origem desse TAC deve-se a denúncias a respeito do mau funcionamento da Estação Elevatória do Caxangá, por isso, nós instauramos procedimento investigatório que resultou no TAC, esclareceu.

    Conforme o TAC, a CAER deve promover a instalação de dois conjuntos novos de motor bomba devendo ser feita a manutenção constante, conforme sugerido no parecer técnico da FEMACT.

    A título de indenização pela infração ambiental causada, como obrigação de fazer e em vista da proporcionalidade com a irregularidade encontrada e diante do vencimento do prazo do TAC firmado em 2009, a CAER deverá designar o valor de R$ 20 mil para o Centro de Triagem de Animais Silvestres do IBAMA (CETAS), no prazo de 90 dias. A instituição deverá empregar em campanhas de prevenção ambiental, aquisição de equipamentos, materiais de consumo, alimentação de animais, medicação, dentre outros que se fizerem necessários, informou Zedequias.

    CAER O diretor presidente da CAER, Sebastião Câmelo de Sena Filho reconhece a necessidade de novos motores. A empresa pretende cumprir o prazo dado pelo MP, pois o tempo dado anteriormente (90 dias), era pouco, pois são bombas compradas fora do Estado, e não tem no mercado local, além do processo de licitação que demanda tempo. Reconhecemos que temos um problema na Estação Elevatória de Esgoto do Caxangá que precisa ser solucionado, informou.

    Informações à Imprensa:

    Assessoria de Comunicação Social do Ministério Público de Roraima

    Contato:(95) e 3027 Celular: (95) 9902-3400

    ascom@mp.rr.gov.br

    • Publicações939
    • Seguidores6
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações37
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/caxanga-caer-tem-180-dias-para-adquirir-novos-motores-para-estacao-elevatoria/2827571

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)