Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    INSTITUTO DE CRIMINALÍSTICA: Justiça determina Estado a construir sede própria

    A pedido do Ministério Público de Roraima, o juiz Cesár Henrique Alves, da 8ª Vara Cível, determinou ao Estado que construa, no prazo de oito meses, sede própria para o Instituto de Criminalística e a realização de concurso público para peritos.

    Conforme a decisão, o governo deverá, no prazo de oito meses, construir sede para o Instituto de Criminalística e realizar concurso público para perito. Terá também que adquirir, em dois meses, quatro viaturas para atender a demanda de perícia em todo o Estado. Outra determinação é que todos os exames definitivos em substâncias entorpecentes sejam realizados aqui em Roraima e que seja montado laboratório específico junto ao Instituto de Criminalística, no prazo de três meses. O não cumprimento dessas determinações acarretará ao executivo multa diária no valor de R$ 10 mil.

    O juiz considera que os exames definitivos em substância entorpecente, quando não realizados na capital trazem ônus ao Estado com o pagamento de passagens e diárias a servidores do Instituto de Criminalística, lembrando-se, ainda, do tempo despendido até que esse deslocamento ocorra (já que se encontra suspenso por falta de recursos), o que, por vezes, podem vir a gerar a soltura de traficantes na sociedade, o que sem sombras de dúvida é um mal muito maior.

    Da ação

    Em fevereiro deste ano, a Promotoria de Defesa do Patrimônio Público e 3ª Promotoria Criminal ajuizaram ação civil pública com antecipação de tutela contra o governo pedindo, além de outros itens, a construção de sede própria para o Instituto de Criminalística com laboratório específico para realização de os exames periciais.

    Conforme a ação, o Estado não dispõe de estrutura física, equipamentos para realizar exames em substâncias entorpecentes, viaturas para atender as demandas de exames periciais e peritos para fazer o trabalho em tempo hábil.

    Relatório feito pela direção do Instituto de Criminalística de Roraima, em 2009, informava que as condições do alojamento dos plantonistas eram precárias e as obras inacabadas fragilizavam a segurança do local. Também foi relatado que apenas quatro veículos eram utilizados para atender a demanda da capital e do interior do Estado, revelando a total falta de estrutura para realizar os procedimentos exigidos por um órgão de perícia.

    Informações à Imprensa:

    Assessoria de Comunicação Social do Ministério Público de Roraima

    Contato:(95) e 3027 Celular: (95) 9902-3400

    ascom@mp.rr.gov.br

    • Publicações939
    • Seguidores6
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações38
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/instituto-de-criminalistica-justica-determina-estado-a-construir-sede-propria/2686602

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)