Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPRR recomenda que Assembleia Legislativa crie portal da transparência

    O Ministério Público do Estado de Roraima enviou recomendação notificatória ao presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Roraima para que a casa crie, imediatamente, o portal da transparência.

    A notificação, encaminhada no último dia 23, foi assinada pelos promotores de justiça Luiz Antônio Araújo de Souza e Isaias Montanari Júnior, que possuem atribuições para a defesa da probidade administrativa e tutela do patrimônio público.

    Na recomendação, o MPRR sugere que no portal da transparência da ALE conste, impreterivelmente, os seguintes itens:

    - relação dos servidores públicos com respectiva lotação;

    - despesas com diárias descrevendo o nome do servidor beneficiado, o local, o valor da diária e período de afastamento;

    - orçamento;

    - relatório de gestão fiscal;

    - licitações realizadas;

    - folha de pagamento;

    - prestação de contas;

    - despesas de verbas de gabinete.

    A Constituição Federal estabelece que a administração pública direta e indireta de qualquer dos poderes da União, Estados, Distrito Federal e Municípios obedecerá ao princípio da publicidade. Há também a Lei de Responsabilidade Fiscal que determinou liberação ao pleno conhecimento e acompanhamento da sociedade, em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira, em meios eletrônicos de acesso público.

    Outra lei apontada pelos promotores é a recentemente em vigor, Lei de Acesso a informacao, que além de regulamentar a forma de fazer o pedido de informações e os prazos dados aos órgãos para atendimento, prevê que a administração pública deve promover a divulgação proativa de dados com a disponibilização na internet, independentemente de requisição.

    Não é a primeira vez que o MPRR precisa interferir junto à Assembleia para ocorra transparência dos atos internos da casa. Isso é extremamente necessário, principalmente às instituições de fiscalização, destacam os promotores.

    Em julho de 2010 o MPRR firmou termo de ajustamento de conduta com a ALE para que o diário oficial da casa legislativa fosse disponibilizado sob pena de multa diária de R$ 2.500 em caso de descumprimento.

    Assessoria de Comunicação Social

    Ministério Público do Estado de Roraima

    www.mp.rr.gov.br / ascom@mp.rr.gov.br

    (95)

    Siga o MPRR no twitter: @MP_RR

    • Publicações939
    • Seguidores6
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações105
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mprr-recomenda-que-assembleia-legislativa-crie-portal-da-transparencia/100147478

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)